sábado, 26 de agosto de 2017

O Projeto “A Importância da Leitura e da Escrita no Cotidiano Escolar”

Em sua origem inglesa, informa o dicionário Houaiss, a palavra folclore significa o ato de ensinar (lore) um conjunto de costumes, lendas e manifestações artísticas do povo (folk) preservados pela tradição oral. 
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo! É sua tradição, apreendida com/no convívio social e com familiares e é passado de geração para geração. Às vezes mudado ou adaptado pela coletividade, porém, sempre respeitado e preservando sua originalidade.
O folclore brasileiro surgiu através da mistura das etnias de índios, negros e brancos, desde a colonização do Brasil.
A mistura desses costumes, crenças e lendas de diferentes povos deu origem a nossa rica e bela cultura brasileira, formando nossa identidade cultural.
São manifestações folclóricas: os alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, trava-línguas, provérbios, adivinhações, apelidos, artesanato, cantigas de roda, etc.
No mês de agosto a E.E Gerson Carlos, desenvolveu o projeto folclore, idealizado pela Profª de Língua Portuguesa, Ivanilde.
O Projeto “A Importância da Leitura e da Escrita no Cotidiano Escolar” contou com participação da maioria dos docentes e teve sua culminância no dia 22 de agosto. O diferencial do evento ficou com o excelente envolvimento e participação dos alunos.
O projeto pegou um gancho no folclore para dar ênfase a prática da leitura e da escrita em todas as áreas do conhecimento e incentivar equipe pedagógica  para o planejamento interdisciplinar.
Atividades como: danças, teatros, capoeira, competições e exposição de trabalhos marcaram o evento.  
Para reforçar aos alunos que folclore não é algo distante, mas sim vivo em suas comunidades, foram feitas apresentações regionais, desde as lendas às danças.


Por Coraci Machado



































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